«

»

dez
27

Os gafanhotos que João comia eram plantas?

Foto de Jon Sullivan - Public-Domain-Photos.com

Hoje, reunido com outros irmãos, discutíamos a afirmação de que João Batista se alimentava de vegetais e mel. A bíblia diz:

E este João tinha as suas vestes de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre. (Mt 3.4)

Gafanhoto, eca!, então João Batista comia inseto??? A escritora Ellen White, a qual os  adventistas consideram profetiza, acredita que não e até usa o exemplo de João Batista para defender a reforma alimentar.

Seu regime, puramente vegetariano, composto de alfarrobas e mel silvestre, era uma reprovação à condescendência para com o apetite e a glutonaria predominante em toda parte. (Conselhos sobre o regime alimentar, p.71)

Em outro livro a autora até usa a palavra “gafanhotos”, porém ainda com sentido de vegetal.

Seu regime, puramente vegetariano, composto de gafanhotos e mel silvestre, … (Conselhos sobre saúde, p.72)

Note que na primeira citação a autora utiliza a palavra Alfarroba. Alfarroba é uma planta que produz uma espécie de vagem. A versão Almeida Revista e Atualizada e a Nova Versão Internacional traduz por Alfarroba a comida que os porcos da Parábola do Filho Pródigo comiam.

Ali, desejava ele fartar-se das alfarrobas que os porcos comiam; mas ninguém lhe dava nada. (Lc 15.16)

Alfarroba sim, era um vegetal, porém, voltemos ao caso de João Batista. O Rev. Dr. Paulo de Aragão Lins recorda o texto de Levítico que diz:

Mas isto comereis de todo o inseto que voa, que anda sobre quatro pés: o que tiver pernas sobre os seus pés, para saltar com elas sobre a terra. Deles comereis estes: a locusta segundo a sua espécie, o gafanhoto devorador segundo a sua espécie, o grilo segundo a sua espécie, e o gafanhoto segundo a sua espécie. (Lv. 11.21-22)

Enfim, era permitido por Deus comer estes insetos e, por certo, os israelitas comiam. João viveu no deserto por um tempo e, neste, alimentava-se daquilo que era possível encontrar. Afinal, não é comum encontrar vegetais no deserto, enquanto que insetos são mais prováveis.

A Prof.ª Gláucia Vilela, com base em fontes citadas em seu blog, afirma:

Apesar de ser um alimento repudiado na cultura ocidental, hoje, em certos lugares, como por exemplo no vale do Jordão, Gileade, Arábia e Marrocos, são considerados uma comida apetitosa.

Mas vejam só: comer inseto não parece ser tão horrível assim, Cathia Abreu do Instituto Ciência Hoje do RJ escreve:

No Japão e na China, larvas do bicho-da-seda são usadas para fazer biscoitos. Na Tailândia, mais de 90 espécies de insetos são apreciadas fritas, torradas e temperadas. (…) As formigas tanajuras, por exemplo, são fritas no próprio óleo que soltam ao serem esquentadas. Misturadas ao arroz e feijão, substituem a carne no prato de muitos brasileiros.

Parece que a comida de João Batista era bastante nutritiva, veja o que Catia explica em artigo publicado no Ciência Hoje:

No planeta, mais de 2.000 espécies de insetos são usadas como alimento. O curioso é que esses animais apresentam alguns nutrientes em comum com a carne do boi e da galinha, só que em maior quantidade. A formiga tanajura ou saúva, por exemplo, tem mais ou menos o dobro de proteínas do que o frango ou o boi, além de ser rica em vitaminas e sais minerais.

Respondendo a pergunta em questão: tudo leva a crer que o que João comia não era vegetal e sim inseto. Mas, afinal, o que isso muda em sua fé? Não esqueça, comendo inseto ou vegetal, João veio preparar o caminho para nosso mestre. Cristãos, sigamos o exemplo deste grande profeta que um dia afirmou:

Convém que ele cresça e que eu diminua.
(Jo 3.30)

Related Posts with Thumbnails

33 comentários

  1. Jarson Brennerdisse:

    Caraca muito legal essa postagem!!!
    sério mesmo… nunca tinha cogitado essa questao rs
    nao sabia que havia polêmica até nisso.
    A sra White até isso quis distorcer.
    Mais curiosa ainda é sua tese de que a sabedoria de Jesus é resultado de sua educação por anjos dos 12 aos 30.
    escreve sobre isso qualquer hora Lu.
    Abraco!

  2. Luciano Ferreiradisse:

    Vlw Jarson! Muito interessante mesmo. E existe alguma coisa que o pessoal não polemiza?? rsrsrs Mas e aí, o que acha, vamos aproveitar todas estas coisas nutritivas que existe em abundância em nosso quintal?
    Com relação à Sra Ellen, realmente, ela consegue trazer cada coisa à tona. Sobre esta questão de Jesus ser educado por anjos não estou familiarizado, mas vou colocar na lista para ler e com certeza assim que tiver oportunidade comentarei.

  3. Maria Valcirlene Brucedisse:

    Essa dúvida sobre os gafanhotos que João comia no deserto pairou muito tempo na minha cabeça até essa pesquisa chegar a mim. Hoje você me convenceu. A Ellen precisa entender mais o que Deus quer mostrar a nós através destas coisas incríveis que está escrito na Bíblia sagrada.

  4. Luciano Ferreiradisse:

    Que bom irmã que sua dúvida foi esclarecida. Com certeza a Bíblia tem muitas coisas curiosas e muitas vezes não paramos para pensar o que ela está realmente dizendo. Muitas pessoas procuram criar polêmicas ou levar esse conhecimento para outro lado.

  5. ESTELITAdisse:

    SE ELE COMIA EU NÃO SEI! SÓ SEI QUE EU É QUE NÃO VOU COMER ISTO! RSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRS

  6. Luciano Ferreiradisse:

    hahhaahaha, eeeeehhh tia, experimenta só uma perninha vai… rsrrs

  7. leonardodisse:

    muitoo legal,tinha essa duvuda a muito tempooo..

  8. Gilmar pintodisse:

    gostei demais da postagem muito esclarecedora, me ajudou bastante , por tinha essa dúvida,pra mim existia uma planta com nome de gafanhoto… por isso cria que ele comia vegetal, más vindo “desculpem-me ” de Ellem withe os adventistas vão acredita piamente que são plantas…más não tenho mais dúvidas,
    que Ele cresça e que nós diminuamos!!!! essa é a verdade.

  9. Luiz Camargodisse:

    Nós nos valemos de muitos insetos direta ou indiretamente; a içá é muito nutritiva, uma iguaria saborosíssima; ela como todos os insetos possuem três pares de pernas, um par de antenas, um de olhos compostos, alguns têm um ou dois pares de asas, outros não têm; mas insetos não andam de quatro; provável que a Bíblia usou a expressão “andar de quatro” por simples analogia aos quadrúpedes, mas isto não a diminui como também não diminui saber que João Batista comia gafanhoto-do-deserto.

  10. Luciano Ferreiradisse:

    Obrigado pela contribuição. Deus abençoe

  11. edidisse:

    gostei muito da sua explicaçaõ eu acreditava que era insetos tambem,porém me tornei adventista apenas estudando a Biblia assim pude conhecer TODA A VERDADE faça o mesmo naõ é necessario nova revelaçaõ além do “VT” e “NT”

  12. Rosivaldo Santanadisse:

    Me responda qual é o gafanhoto que João Batista comia, com o mel silvestre. Quero saber, pois não é gafanhoto imundo, e nenhum desses, da foto que está ai.

    Obrigado

    Rosivaldo Santana

  13. Luciano Ferreiradisse:

    Este gafanhoto nunca foi imundo: Lv 11.21 mas isto comereis de todo o inseto que voa, que anda de quatro: o que tiver pernas sobre os seus pés, para saltar com elas sobre a terra.
    Lv 11.22 deles comereis estes: a locusta segundo a sua espécie, e o gafanhoto devorador segundo a sua espécie, e o grilo segundo a sua espécie, e o gafanhoto segundo a sua espécie.
    Lv 11.23 e todo inseto que voa, que tem quatro pés, será abominação para vós.

  14. jairdisse:

    a biblia e a inerante palavra de Derus e joão comeu foi gafanhato mesmoooo da de de vejetall

  15. eliasdisse:

    segundo os guias turisticos em Israel. gafanhoto são raises de uma planta
    alfarroba tem gosto de chocolate, nos é apresentado como comestivel

  16. sergio da silva nogueiradisse:

    olha amigo, nunca foi da vontade de Deus que o homem se alimentaçe de animais pois nos seres humano nao temos o direito de tira a vida de outro ser por mais insiguinificante qer serja.portanto oqer joao comia era realmente um vegetal.

  17. Jônathasdisse:

    Gosto dos escritos de Ellen White, principalmente no que concerne à alimentação. Mas discordo de alguns pontos, como este…

  18. alexdisse:

    a e mesmo

  19. robertodisse:

    olha ñ tem base suas palavra pq no deserto ñ tem gafanhotos pq no deserto tem uma pranta que chama gafanhoto e origen do desertos e ai vai mespriga o ñ sitem base a sua versao que joao cominha emsetos

  20. Luciano Ferreiradisse:

    Jesus comeu carne. E, aí? Como fica? Além do mais, o próprio Deus autorizou na lei o consumo de muitas carnes.

  21. liviadisse:

    Oi,muito obrigada pela sua postagem, estava procurando essa resposta nos livros de Ellen e vc me ajudou a encontrar, agora eu tenho a plena certeza que era um vegetal, merci

  22. Adilson santosdisse:

    Muito boa a explicação valendo-se de opinões de pessoas de fora do pulpito,boa ajuda mesmo. Para os que pregam, informações como estas dão credibilidade a um tema bastante questionado. Valeu!

  23. gerfsondisse:

    Quanta falta de informação, se você investir um pouquinho de tempo em uma breve pesquisa, vai descobrir quanta besteira voC~e escreveu sobre esse assunto.

  24. Jairodisse:

    Pois bem, todas as especies de gafanhotos se alimentam de plantas, com base no que foi dito: “Afinal, não é comum encontrar vegetais no deserto, enquanto que insetos são mais prováveis”, pergunto: eles vão fazer o que lá no deserto se não tem plantas para se alimentarem?
    Se realmente a “Alfarroba é uma planta que produz uma espécie de vagem”, no que tem a ver com a narração do filho prodigo se já ta confirmado que é uma planta e não lavagem?
    “que Ele cresça e que nós diminuamos!!!! essa é a verdade”, acho que devemos reter o que é bom, e não sermos enganados a vida toda.
    Essa é minha posição.

  25. Daniel Rodrigues.disse:

    No deserto tinha mel ?

  26. neulimardisse:

    os doutos e indoutos torcem para seu próprio entendimento segundo paulo. no principio e ainda hoje não se deveria matar animais para comermos. o matar para comer é coisa do pecado e não está no propósito de Deus

  27. ANTONIOdisse:

    SOBRE PEDRO QUE COMIA GAFANHOTOS E´MEL ;ELE COMIA PORQUE ERA DA VONTADE DE DEUS LEVITICO 11 VERCICULO [1] DIS QUE E´PERMITIDO .

  28. Gerisvaldodisse:

    Estava pesquisando sobre o assunto e gostei muito do artigo ora exposto, Parabéns pela excelente matéria.

  29. Alberto calungadisse:

    irmãos com muito reispeito estamos a ser loucos. jesus não foi vegetariano, e menhum momento alertou a cerca da alimentação, e nem mesmo quando ele falou a cerca dos ultimos acontecimentos (mateus 24), então quem é o nosso exemplo jesus o dono da lei e do sabádo o alfa e omega? ou Ellen whaite? você escolhe, eu ja escolhi jesus cristo ele é meu exemplo, meu pai querido, meu irmáo , o meu Deus, meu salvador e consolador . eu quero andar como ele andou, e viver como ele viveu, e quero comer como ele comeu.

  30. Julianodisse:

    Se queres um corpo saudável coma bem, se exercite fisicamente e mentalmente. Os alimentos hoje derivados de animais causa em grande partes doenças, que o homem tem medo de ser transmitido a seres humanos, tanto que a extermino em massa deste. Conhecemos algumas das doenças são elas a febre aftosa, a gripe aviária e gripe do porco. A ciência argumenta que devemos abnegar-se de alimentos industrializados e processados, e aproveitar uma dieta vegetariana, para uma vida mais saudável. É o que Jeová já nos disse, que vai restaurar como eras no principio sem mortes sem dor, sem animais tendo que morrer para nos satisfazer prazerosamente…
    Mas a discussão não esta no comer…
    ????????????????????????????? …

  31. Andersondisse:

    Olá Luciano Ferreira e demais comentadores dessa publicação. Numa busca do Google acabei encontrando esse blog e me deparei com esse assunto: João Batista e os gafanhotos. Fiquei ainda mais curioso quando vi Ellen G. White, uma escritora cristã americana falecida em 1915, pois li diversos livros e cartas seus e a admiro tanto pela erudição (incomum para uma pessoa que estudou até a quinta série) quanto por sua histôria de vida. Quem conhece sabe o quanto ela sofreu (doença, morte de filhos e marido, além da constante incompreensão sobre seus escritos e intenções). Posso dizer que Ellen White era uma cristã verdadeira e fiel, uma real profetisa dos tempos modernos pois, segundo Mateus 7:20, é pelos frutos (e pelo que e como se fala) que se conhece o verdadeiro seguidor de Cristo. Essa é minha experiência como leitor experiente dos livros dessa autora. Sobre a polêmica do suposto vegetarianismo de João Batista, deixo aqui pro autor do texto acima e todos os comentaristas um vídeo do Prof. Dr. Rodrigo – teólogo e doutor em arqueologia – que fala não sô sobre o que João Batista comia mas quem ele era segundo a Bìblia e autoridades acadêmicas do assunto. Agradeço a atenção e recomendo fortemente que assistam ao vídeo. É uma evidência de que Bíblia e ciência podem sim andar de mãos dadas. Que Deus os abençoe!

  32. Andersondisse:

    Falei do vídeo mas esqueci de por o link. Aqui está:

    http://m.youtube.com/watch?v=BLG-BRLtTyw

    Vale a pena assistir inteiro. Informa direitinho quem era João Batista, segundo a Bìblia e outras fontes históricas.

  33. pr, joãodisse:

    parabéns que DEUS sempre te use na terra

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>