Pouco escrevi aqui de Teologia e Religião, mas todas as vezes que escrevo sobre o assunto, procuro não falar de igrejas ou casos particulares. Falo específicamente de cristianismo, de um modo geral, sem me posicionar a respeito de qualquer denominação associada a ele (o cristianismo). Hoje, porém, quebro essa regra para expor algo que há muito venho estudando e os que são mais próximos de mim já têm conhecimento.
Há aproximadamente 11 anos, sou membro de uma instituição religiosa denominada Congregação Cristã no Brasil. Ora, meus leitores, por certo já ouviram falar desta denominação. Bastante difundida no Brasil é uma das igrejas mais respeitadas do meio evangélico. Todo mundo tem ou já teve um parente que já foi de lá.
Fundada em 1910, no Paraná, por Louis Francescon é, historicamente a primeira igreja pentecostal no Brasil. Não vou detalhar a história, quem quiser saber mais é só seguir os links que colocarei no final do post. O objetivo deste post são alguns questionamentos à respeito da ideologia da CCB.
Desde quando eu ainda mal sabia falar, meu pai já lia a Bíblia para mim, me ensinou essa prática, que me acompanhou até a atualidade. Fui criado frequentando os cultos da CCB, porém, somente aos 18 anos fui batizado. Para mim, até então, a CCB era uma igreja de práticas inquestionáveis. Apesar de ser leitor da Bíblia desde a infância eu sempre a li à luz da tradição pregada na CCB.
Um tempo depois do batismo alguns acontecimentos na minha vida me levaram a questionar algumas coisas que aprendi e, por consequência, a mim mesmo. Comecei a perceber que havia algumas coisas que eu não concordava e descobri vários irmãos que partilhavam da mesma idéia. Isso me levou a estudar mais a Bíblia para entende-las.
Em 2007, surgiu a oportunidade de participar de um curso básico de Teologia pelo IBADEP – Instituto Bíblico das Assembléias de Deus do Estado do Paraná (devido a questões de disponibilidade ainda não concluí o curso). Aceitei participar do curso por entender que o cristão deve procurar estudar a Bíblia, conhecer as interpretações e em que se fundamentam. Pois, se o livro sagrado do cristianismo é a Bíblia, é preciso entendê-la para ser cristão. Não é possível interpreta-la bem, se não conhecer a sua geografia, a sua história, os seus fatos.
Aí, alguns leitores que não estão familiariados com a história da CCB perguntam: “Porque você foi estudar na AD, se você é membro da CCB?” Respondo: simplesmente pelo fato de que a CCB não promove nenhum tipo de estudo sistematizado da bíblia. Já ouvia desde criança, e ainda hoje, muitos irmãos da Congregação, até mesmo em púlpitos dizerem que a letra mata, por isso não temos escolas dominicais ou grupos de estudos da bíblia. Isso é um problema crônico. Até mesmo a Assembléia de Deus tinha em seu meio (e ainda tem em alguns lugares) pessoas que defendem essa idéia. Mas, a AD vem progredindo muito nesse sentido.
Os líderes da CCB, quando acusados de proibir o estudo da Bíblia se defendem da seguinte forma: “Nós não proibimos, antes incentivamos e em todos os cultos lemos a Bíblia e a ensinamos”. Pois bem, o caso não é que a CCB proíbe o estudo da Bíblia, mas também o incentivo é muito pouco. Um trecho, lido em um culto, não é como um estudo, não dá a visão geral, muitas vezes o trecho fica fora de contexto e pode levar à interpretações errôneas. Alguns crentes até lêem em casa, mas sempre sem contar com alguém mais experiente para ajudá-los.
A ideologia da CCB é de que o Espírito Santo o ajudará a entender. Sim, o Espírito Santo tem um papel importante para se compreender as questões espirituais, mas não é bem assim que funciona, em Atos 8, Felipe foi enviado, por um anjo, para ensinar um eunuco que lia o livro de Isaías. Quando Felipe perguntou a ele se entendia o que estava lendo, sua resposta foi pronta: “Como poderei entender se ninguém me explicar?”
Tenho vários porquês a respeito da postura sustentada pela CCB, mas o maior deles é: Por que a constante recusa em criar um instituto bíblico ou promover grupos de estudo quando os seus membros estão carentes de conhecimento? Por que negar o alimento a quem tem fome? Por que ao perceber que grande parte dos membros não têm um incentivo para ler a Bíblia ficarmos ausentes fingindo que está tudo bem?
Antes que alguém pergunte, não sou simpatizante do Ministério da Reforma, as ferramentas que Adam Ricardo vem utilizando não me parecem as mais adequadas, sem contar de seu início controverso. Acompanhei a história de Adam Ricardo desde o seu primeiro site, fato este que não quero apontar aqui.
Sou simpatizante sim do irmão Marcelo Ferreira, o qual tem levado um trabalho de maneira muito própria junto ao programa Crescendo na Fé. Quem ainda não conhece o trabalho deste irmão e sua história deve conhecer. Vou colocar o link abaixo onde vocês podem fazer o download dos programas e ouvir mais de 10 horas de esclarecimentos sobre a CCB.
Convido todos aqueles que me lêem a examinarem suas bíblias, procurarem pessoas mais experientes, não acreditarem na primeira interpretação que te apresentarem, pois existem muitas interpretações e muitas delas podem levar a conclusões errôneas, mas não deixem de estudar, reúnam-se com amigos, parentes e estudem. Agora algo que é muito importante também, não deixem de orar.
Que Deus abençoe a todos!
Faça o download dos áudio contendo mais de 10 horas de informações sobre as doutrinas e posições da CCB – Portal CCB
Leia a história da CCB contada por seu fundador – Histórico CCB
42 comentários
Jarson Brennerdisse:
3 de março de 2009 em 05:28 (UTC -2)
Olá Luciano, fico feliz de que tenha ajudado você na sua peregrinação, quando lhe falei do IBADEP. Fico feliz em ver que está peregrinando. Buscando sua auto-definição. Espero que encontre em breve seu Oásis, para repousar do Caminho.
Admindisse:
5 de março de 2009 em 02:35 (UTC -2)
O irmão Glenyo postou um comentário com uma lista de referências bíblicas sobre as doutrinas pregadas na CCB. Quero dizer ao irmão que conheço estas referências e quero comentar sobre algumas delas no blog. O seu comentário não será exibido nos comentários deste post, pois vou aproveitá-lo em um post específico. Então, creio que até na próxima semana estarei publicando aqui.
GLENYOdisse:
18 de março de 2009 em 13:17 (UTC -2)
Concordo que essas referencias do AT sobre os pastores não são os líderes religiosos de hoje. confesso que errei em comparar. Mais porque o título de pastor só foi usado após a reforma?
Antes eram chamados de presbíteros veja em qualquer livro de história.
Abraços.
GLENYO J. CORREIA
MANDE E- MAILS
Geirival l. Nóradisse:
23 de março de 2009 em 10:37 (UTC -2)
Sou um leitor/observador e visualista muito reticente… Analiso profundamente as pessoas pelas expressões, na justa forma como elas se abrem… (cabe aqui um termo biblíco que diz ” a boca fala do que o coração está cheio “)… as reticências seguidas vezes funcionam aqui como os “sela” nos Salmos… Nasci de pais cristãos/de ventre cristão,
e nasci da água e do Espírito, nos dias da minha mocidade… E, sendo
moço, tal qual o apóstolo São Paulo fiz da Bíblia o meu travesseiro, me
fiz intímo de Deus, aprendi a me recostar em seu ombro amigo como o apóstolo São João,que em meio ao estardalhaço da revelação de que um dos
discípulos haveria de trair o Senhor Jesus… o apóstolo tranquilamente
acomodou se ao ombro do Senhor, e lhe disse”Senhor, quem é que há de te
trair ???” … … … prosseguiremos… …
Geirival l. Nóradisse:
23 de março de 2009 em 11:07 (UTC -2)
Assim, nunca fiz…teologias… porque o meu “teo – logos” se fez através
de orações… e jejuns, diz um hino “trabalhai,trabalhai… Vigiai,Vigiai
… E Orai, sem cessar… Orai sem cessar…”. Bem, nunca busquei enten-
mento humano concernente às coisas de Deus… Leio a Bíblia, fico em co-
munhão, e reverência… Indago à Deus… Pergunto como o Salmista… Per-
gunto de alma, e aguardo na oração… no silêncio da Oração… porque oração não é falar falar falar… é falar, e esperar a resposta… tirando a mente dos problemas desta vida, o nosso intímo inicia uma busca
ao Pai das Luzes… e dele vem todo o esclarecimento…
Geirival l. Nóradisse:
23 de março de 2009 em 11:16 (UTC -2)
Bem, sobre os pastores direi: O Senhor Jesus levou cativo o cativeiro e
deu DONS dos céus aos homens… Entendamos bem, “DONS”, não títulos de
doutorado, e os dons dos céus não se buscam em cursos humanos, mas os dons se buscam da fonte das àguas vivas, a saber, DEUS Pai… E quanto aos pastores onde eles se encontram no Apocalipse??? Qual o nome à eles
denominados no término desta vida??? Qual o fim deles nas prestações de
contas diante de Deus??? … …. … Eu bem sei… Você sabe???
Quer saber??? Leia a Bíblia… Entenda ou me pergunte… porque os cur
sos teológicos sempre vão ocultar…
Admindisse:
23 de março de 2009 em 12:12 (UTC -2)
@Geirival l. Nóra
Fico feliz por o irmão ser observador e estudante da bíblia desde a mocidade. Isso, conforme o tema de meu post, considero de suma importância. E seria bom que todos os cristãos assim fossem. Tomassem suas bíblias e as examinassem todos os dias para serem edificados e alcançarem o conhecimento que os levará mais perto de Deus. O meu desejo é lutar para que isso aconteça, para que as pessoas estudem, tenham a bíblia como uma necessidade, não como uma obrigação ou devoção.
Luciano Ferreiradisse:
23 de março de 2009 em 12:33 (UTC -2)
@Geirival l. Nóra
Quero deixar claro que, em meu post, não exalto nenhum curso de Teologia. Há bons cursos e cursos que são perigosos. Tudo depende do professor e do material de ensino. Não digo que devemos sair por aí fazendo faculdade de teologia, não é necessário, mas é necessário estudar dedicadamente a bíblia. O que acontece é que, devido à tradição de nossa instituição, muitos estão muito distantes de estudar a bíblia. Estão esperando as coisas mastigadas saírem do púlpito. Claro, aprendemos muitas coisas com os anciãos, cooperadores, diáconos, mas… a bíblia nos ensina que devemos estar preparados, caso alguém venha falar algo que contradiz o evangelho. Já assisti vários cultos onde a pessoa sobre o púlpito pregou coisas que não estão na Palavra de Deus. Um exemplo foi um ancião que defendeu fortemente a teologia da prosperidade(este ancião é de SC visitando a CCB do Portão em Curitiba). Então, muitos ficam apenas com a palavra pregada no púlpito e sequer examinam sua bíblia. O tema do meu post é justamente que a igreja assuma a responsabilidade de ensinar àqueles que ainda não alcançaram o dom de aprender sem auxílio humano.
Luciano Ferreiradisse:
23 de março de 2009 em 12:59 (UTC -2)
@Geirival l. Nóra
Sobre o comentário do irmão a respeito dos pastores quero dizer o seguinte: nem todos os pastores têm títulos de doutorado ou fazem uma faculdade de Teologia. Deus deu dons aos homens, dentre eles o dom de pastorear a Sua Igreja. O irmão Glenyo apontou uma questão histórica muito interessante: Porque as igrejas passaram a utilizar o título de pastor somente após a reforma? É uma pergunta pertinente e, faz muito sentido. No passado se utilizou muito o termo Presbítero (que é o mesmo que Ancião ou Bispo). É possível confirmar isso por documentos históricos. Porém, ninguém pode questionar que a principal função desses líderes era pastorear. Entendam que, em momento nenhum eu quis em meu post dizer que a CCB está errada por não utilizar o título de pastor. Os títulos utilizados na CCB estão de acordo com a bíblia. Mas, isso não faz com que o título “pastor” utilizados em outras igrejas esteja errado. Afinal, se um pastor não pode pastorear as ovelhas quem poderá? A bíblia não proíbe o uso do título de pastor e tampouco condena todos os pastores, deixei claro que Deus abomina os maus pastores, assim como os maus anciãos, os maus obreiros, os maus discípulos. Enfim, acredito que o irmão há de concordar com isso, pois falo o que conheço da bíblia e não porque me ocultaram algo em alguns curso de Teologia.
Gostaria que o irmão colocasse para nós as respostas encontradas na bíblia para estas perguntas levantadas em seu comentário, assim aprenderemos mais.
“E quanto aos pastores onde eles se encontram no Apocalipse??? Qual o nome à eles
denominados no término desta vida??? Qual o fim deles nas prestações de
contas diante de Deus???”
Eu acredito que eu meu post e nos comentários já deixei claro o que aprendi.
Não quero que este post se torne uma discussão sem sentido, por isso peço, quem for comentar seja consistente e educado como os irmãos acima o foram, do contrário o comentário não será aprovado. Vou copiar esses comentários para o post sobre pastores.
marcos robertodisse:
10 de abril de 2009 em 13:14 (UTC -2)
descobri na biblia que a palavra pastor , e falso pastor , é o sacerdote que não tem o verdadeiro amor por sua ovelha , me perdoem dizer , mas ja senti isto dentro da ccb , ja vi irmão cooperador perseguir moça dentro da igreja, simplesmente por que tinha inveja que Deus usava o pai da moça de vez em quando para exortar a palavra , mesmo ele não tendo ministério.Mas o efetuar e o agir esta em Cristo , para Cristo , para sua honra , sigamos para a perfeição no evangelho , deixando de ser crianças na fé , como diz o apóstolo Paulo, oremos pelos nossos em suas falhas , para que a igreja do cordeiro não venha ser reprovada , mas sim preparada para toda boa obra, amém
Ednelson Fiuza de Oliveiradisse:
24 de abril de 2009 em 10:04 (UTC -2)
Saudações Cristãs!
Dileto Irmão,
Suas colocações acerca da Congregação Cristã e sua particular ortodoxia pareceram-me relevantes. Razão pela qual, se possível, gostaria de conhecê-las de maneira mais precisa. Assim sendo, aguardo contatos.
Atenciosamente,
Em Caridade,
Irmão Ednelson.
Charles Gomesdisse:
20 de maio de 2009 em 04:46 (UTC -2)
Acho interessante ler o que escrevi sobre a CCB no meu blog antigo:
Baptizedinfire.wordpress.com/ccb
A CC de Dallas tem escola dominical, até há material da época em que a mulher de Francescon ensinava.
Quanto a Marcelo Ferreira, escrevi sobre ele também…
Mas gostei que não seja reformista e tenha permanecido na CCB mesmo discordando com ela em alguns pontos.
Isso mostra muito. Abraços, pdD.
admindisse:
22 de maio de 2009 em 13:15 (UTC -2)
Olá Charles, li o que você escreveu em seu blog. Gostei bastante dos posts. Comentarei lá com mais tempo.
jorge_rodriguesdisse:
12 de junho de 2009 em 11:48 (UTC -2)
Sou membro da ccb e acho que igreja não é caminho e sim um lugar para louvar o nome de DEus, mas a ccb é a unica igreja que leva a palavra de Deus a serio,as demais igrejas são muito bagunçadas,vejam bem,a gente encontra uma mulher da igreja Batista a gente não sabe se é homem ou mulher, pois o cabelo curtissimo,a calça comprida, com a gente vai saudar uma irmã assim?Que eu saiba o povo cristão é diferente dos outros. As vezes a gente encontra rapazes de outras igrejas com cabelo comprido e feito rabo de cavalo e ainda com brinquinhos nas orelhas sera que está certo isso?Onde estão os pastores que tanto estudam a biblia?Que não podem dar um pouco de doutrina para seus membros?Pelo menos na ccb a irmandade dão um testemunho melhor mesmo não estudando a biblia!
Luciano Ferreiradisse:
12 de junho de 2009 em 14:07 (UTC -2)
Irmão Jorge, achei que o seu post contém uma generalização indevida. Bom, primeiro porque nem todos os que estão em outras igrejas se apresentam dessa forma, segundo que nem todos que estão dentro da CCB dão bom testemunho. Terceiro, quanto ao cristão ser diferente, isso se refere mais a algo interior, que claro, reflete nas atitudes. O exterior é resultado do interior, mas precisamos entender em que especificamente devemos ser diferentes. A questão de roupas, utilização de jóias, etc é uma questão muito delicada. Não vou entrar em detalhes nesse sentido. Eu pelo menos, sei diferenciar muito bem uma mulher de cabelo curto e calças compridas de um homem, não é necessário dizer que isso não tirou dela sua feminilidade e suas atitudes de mulher. Agora, sem entrar nestas questões doutrinárias e admitindo que essas atitudes estejam erradas, ainda assim o irmão não pode dizer que a CCB é a única, eu poderia citar diversas igrejas em que as irmãs e irmãos que se portam de maneira análoga aos da CCB.
jorge_rodriguesdisse:
12 de junho de 2009 em 18:35 (UTC -2)
Irmão Luciano Ferreira!Eu não quis dizer que a ccb é a unica que leva a serio a palavra de Deus.Eu quis dizer que é uma delas,pois tem Assembleia de Deus,tem outras igrejas pentecostais,mas tem outras igrejas que diz ser evangelicas e não tem doutrina nenhuma so serve para escandalizar a obra de Deus e vivem criticando a ccb que não estuda a biblia mas se elas estudam a biblia porque são tão deturpadas?A biblia tem que ser estudada sim,não sou contra o estudo biblico, mas sou contra o liberalismo dentro das chamadas igrejas evangelicas.Me perdoe se ofendí
jorge_rodriguesdisse:
12 de junho de 2009 em 18:45 (UTC -2)
Realmente foi muito mal colocado quando eu disse que a ccb era a unica igreja que levava a serio apalavra de Deus.pois como eu disse igreja não é caminho,mas a ccb tem tentado levar a serio a biblia,quanto a irmãos desobedientes,tem em todo lugar,pois Jesus escolheu 12 discipulos e um deles era um diabo,são exemplos que temos que aceitar.Fique na Paz!!!!
Luciano Ferreiradisse:
12 de junho de 2009 em 19:23 (UTC -2)
@jorge_rodrigues
Não ofendeu não irmão. No primeiro comentário, o irmão tinha passado uma idéia que devemos evitar. Mas, como o irmão disse, foi uma má colocação. Aí, nos últimos comentários concordo com o irmão quando fala a respeito do liberalismo, muitas vezes encontrado nos neo-pentecostais. Devemos fugir do liberalismo, assim como do legalismo. Hoje, temos muitos ministérios preocupados em levar a palavra de Deus adiante, claro que no meio destes existem muitos que não conhecem o tamanho da responsabilidade que é levar uma igreja até Cristo. Questiono diversas coisas pregadas na CCB, assim como questiono o que é pregado em outras igrejas. Não porque sou sábio ou santo, mas porque precisamos buscar entender aquilo que Cristo pregou e o que exige de nós. Muitas coisas ainda me falta conhecer e tenho consciência de que muito temos que buscar, por isso precisamos vigiar e estar sempre atentos à palavra do Senhor, para entender o caminho correto. Deus abençoe o irmão! Graça e Paz.
jorge_rodriguesdisse:
12 de junho de 2009 em 21:17 (UTC -2)
Valeu meu irmão vc tem o mesmo pensamento que eu,vamos dar a Deus o melhor de nós,e vamos torcer para o dia em que Cristo vier buscar a sua igreja nós possamos subir juntos ao encontro do nosso Pai!Amem!!!!!!!!!
marcos freitasdisse:
12 de junho de 2009 em 22:01 (UTC -2)
Outro dia o cooperador falou assim , a letra mata mas o espirito vivifica.Veja Bem o que mata é a Lei, o apostolo Paulo dizia que a lei que era pra vida ressaltou o pecado em sua carne , assim ele se encontrava com duas leis operando em seu ser o homem interior querendo as coisas de Deus e a carne querendo a concupiscencia da carne.Bem mais a frente a palavra de Deus nos diz nas cartas para estarmos aptos , em tempo , fora de tempo , manuseando bem a palavra de Deus , pois por meio dele estaremos aptos para exortar, ensinar e corrigir nossos irmãos segundo a palavra de Deus .A biblia diz para estarmos preparados com o capacete, a couraça e a espada do espirito a biblia , a palavra de Deus.Então falta as vezes clareza na pregação dos nossos irmãos.
marcos freitasdisse:
12 de junho de 2009 em 22:09 (UTC -2)
Escuto muitas coisas dentro da CCB , que sou obrigado a engolir, e os irmãos dizem ainda o Amém.Até quando nossos irmãos vão brincar , de dizer que são os verdadeiros pregadores na face desta terra.Até quando o povo vai ficar no estado morbido, indiferente com tanta coisa.Amo esta igreja , mas até quando ainda o povo vai estar dormindo espiritualmente .Esses dias pregou sobre o verdadeiro batismo.E começou tudo aquilo que conhecemos.Pergunto pra vçs , o batismo de João Batista era do Ceu ou da Terra, pois ele dia eu te batizo em nome do pai do filho e do espirito santo.O senhor Jesus disse pra Pedro antes de ele subir ao ceu.Pedro quando eu for deste mundo e eu vier a ti e te converteres cuida dos meus irmãos.Voçês estão entendendo?
jorge_rodriguesdisse:
13 de junho de 2009 em 13:49 (UTC -2)
Irmão marcos freitas, vc tem toda razão em questionar muitas coisas que os irmãos pregam na ccb.Eu tambem não consigo aceitar muitas coisas.Por exemplo quando dizem que a congregação é a graça e é ocaminho que leva ao céo,esta errado pois o caminho é Cristo,é nele que esta a salvaçao,a igreja é apenas um lugar para louvar o nome de Deus e estar em união com a irmandade,ela não é caminho como eles querm afirmar.Aigreja tb não é a casa de Deus pois quando apaga a luz e fecha as portas sera que Deus fica la dentro?E aonde não tem a congregação como em outros paises sera que vão todos para o inferno?Eu acho que os irmãos anciães tinham que meditar mais e parar de falar wue só vai para o céo quem estiver na congregação,pois existem muitos membros de outras igrejas que são verdadeiros servos de Deus.Agora que a ccb prega bem os ensinamentos da biblia isso nem se discute.O povo da ccb pelo menos uma boa parte tem dado um bom testemunho da doutrina.Eu não consigo ter comunhão em outras igrejas,não que eles vão para o inferno é que eu não consigo me adaptar aos seus costumes.Mas estão tb esperando a vinda de Cristo para subirem ao céo.Eu acredito que Deus vai levar para si todos aqueles que são sinceros de coração, independente de denominaçoes.que bom que tem este espaço para a gemte desabafar um pouco. A paz de Deus!!!!
Jorge Rodrigues da Silvadisse:
18 de junho de 2009 em 13:26 (UTC -2)
Gostaria de fazer um alerta aos pastores da TV para pararem de pregar curas,curas e não falarem nunca na ressurreição,na vinda de cristo,na vida eterna,pois foi por isso que Jesus veio ao mundo para abrir as portas do céo,pois elas estavam fechadas,e com preço de sangue nós recebemos este direito de um dia subir com Ele para a gloria de Deus.
Nós vemos o pastor que se intitula apostolo,Valdemiro Santiago,que fica o dia inteiro na tv e não fala quase nada referente a vinda de Jesus.
Assim é o Edir Macedo,oRR Soares e outros tantos que ficam prometendo curas,lbertações,melhoria de vida,virar empresarios,e a salvação como é que fica?O povo quase a maioria só pensa na cura da carne,por isso que fica lotado a igreja mas ninguem não esta nem aí com a vida eterna.Depois dizem que estão anunciando o evangelho,como se só falam em curas?O senhores pastores vamos acordar e falar um pouco para os póvos que um dia o Senhor Jesus vai voltar para buscar a sua igreja!!!!
Luciano Ferreiradisse:
19 de junho de 2009 em 00:29 (UTC -2)
@Jorge Rodrigues da Silva
Irmão Jorge, hoje nós temos um grande problema no meio evangélico, são os pregadores da teologia da prosperidade. Em breve vou escrever sobre o tema. Esses que o irmão citou são o ícones dessa teologia no Brasil.
Jorge Rodrigues da Silvadisse:
19 de junho de 2009 em 11:38 (UTC -2)
Quando o irmão escrever,vou fazer questão de ler,pois é tão difícil a gente encontrar pessoas como vc.Tenho certeza que Deus ficaria contente se todos os evangelicos pensassem assim.Que Deus te abençoe meu irmão!!
CCB contra os pastores – por quê? | Lufer Dizdisse:
5 de julho de 2009 em 17:56 (UTC -2)
[...] post anterior sobre a CCB – Congregação Cristã no Brasil, expus um dos meus porquês, que é o fato de a CCB não promover estudos bíblicos e nem concordar [...]
Choboudisse:
14 de junho de 2010 em 00:20 (UTC -2)
Idiota
fofoqueiro!
fica falando mau da igreja, i isso é certo ?
animal !
voce acha q Deus gosta de fofoca?
imbecil
Luciano Ferreiradisse:
6 de julho de 2010 em 23:25 (UTC -2)
Sem polêmica irmão. Não estou falando mal de igreja, estou falando de atitudes não condizentes com o que conheço de evangelho. Não sou santo. Mas fofoqueiro? Só sei de uma coisa, Jesus sempre denunciou as atitudes erradas de determinados religiosos e nem por isso devemos dizer que Ele está errado. Que Deus te abençoe!
Juvenizio de Souza Pereiradisse:
7 de julho de 2010 em 17:06 (UTC -2)
que a paz de DEUS estja em vós, não porque tanta critica as obras de Deus só que não conce nada de Deus pode dizer tantas asneiras, accb é a amada e elita de DEUS por Cristo Jesus não adianta achar que estudo biblico vai mudar alguma cois, muda para quem não é espiritual nos temos amente de CRISTO QUEM sabe das escrituras é sr. Ele que nos da entendimento, o que vais aprender é sabedoria humana para deus nada serve, vais se inchar penssando que tudo sabe que tudo conhece, mas não tem a mente de Cristo.com duas ou tres palavra que oSr. colocar em minha boca o inimigo que vos enganam se cala a obra de Deus é espiritual e bem sabemos que o homem comum não pode ver enem sentir pois Deus não opera no meios de quem se dis sabios enganam o povo com sabedoria umana, estudam as escrituras e se acham sabios seja espiritual em cristo istonão aprende em escola nem estudo biblico, nem em faculdades, omuito estudar é da carne, se Deus operasse nestes caminhos de enganção voces seriam espirituais, e jamais ficariam dizendoasneras das coisas santas de Deus.EM PRIMEIRO lugar AONDE TIVER O COMÉRCIO DA PALAVRA o operar não é de Deus. dobre teus juelhos de preferencia de madrugada e pergute a Deus com o coração aberto e na humildade se teu batismos destas obras criadas por homens com o coração cheio de adutério se dis pastor que na verdade não são nem hovelhas do Sr. Jesus,se este batismo te leva em algum lugar pede uma revelação em sonho, tenho certesa, que se for umildes e tua alma tiver sede de entrar no reino da grória ele vai te mostrar oque é esta falças doutrina.esta escrito que todo aquele que fizer a vontade de Deus, entrara em teu reino .Mas não se pode fazer avontade de Deus neste caminhos de enganação que é um verdadeiro limpa bolço, que não tem a doutrina de Cristo, e sim doutrina de homens usados por lucifer é ele quem vos enganão faz a obra de deus virar mentira e os caminhos de enganação se tornar verdade isto para voces criticos, voces só vão ver que de nada serve estes caminhos criados por homens e guiados por quem finge de anjo de luz, é a igrejas dos libertinos como ja dizião os apostolos, ou na vinda do Sr. Jesus, é vos veraz o que voces critica é a obra de CRISTO jESUS AONDE ELE FALA EM VERDADE E ESPIRITO. Isto que causão dicenções são os que não tem o espirito, santo e sim sois enganados por que finge de anjo e faz cura da carne e muito dinheiro um verdadeiro comércio; o Sr. disse não fazei minha casa de comércio, é ai que esta o mair erros dos homens montaram uma falça doutrina e acham que Deus ta la,para mudar é só se Deus te revelar, despois que entra estes espiritos contrarios jamais consseguem ver as coisa de Deus.
Luciano Ferreiradisse:
7 de julho de 2010 em 23:59 (UTC -2)
Acredito que não preciso mais debater nesse sentido, já que o meu post está bem claro. Deus te abençoe irmão.
emersondisse:
9 de outubro de 2010 em 17:25 (UTC -2)
Essa história de “a letra mata” é coisa falada por pessoas que não conhecem bem. A “letra” desse trecho significa a lei, a lei que era antes de Cristo. É isso.
O que eu não gosto em alguns irmãos é que quando você pergunta por exemplo: Por que a CCB não cobra dízimo.
Ao ouvirem isso eles têm uma reação de susto, mas eles explicam o que eles acham. Mas se você der uma opinião diferente sobre o que eles esplicaram eles dizem que você não está com Deus, pois qualquer um que está em Deus entende o que ele fala.
Por isso que muita gente sai da igreja. Ninguém sabe responder às dúvidas delas.
Luciano Ferreiradisse:
9 de outubro de 2010 em 22:22 (UTC -2)
Infelizmente meu irmão, essa é a realidade de uma igreja que não prioriza o ensino sistemático da bíblia. É lamentável. Eu gostaria muito de ver líderes da CCB entendendo e promovendo o ensino das escrituras. Não dá mais para combater as heresias sem dar a devida importância a esse estudo. Muitas neo-pentecostais estão crescendo às custas da ignorância das pessoas.
juvenizio de souza pereirajdisse:
5 de novembro de 2010 em 15:43 (UTC -2)
Meus irmãos vejo as pessoas que faz estudo biblico se acharem que tudo sabem, primeiro voce vai estudar com seres humanos que não são espirituais, voce vais aprender o que ele te encinar , mas o que voces não aceita é que na obra de Deus é ele quem nos abre a mente e daentenimento, o dia que se converter a obra do Deus alticimo ,ai ele vais te abrir a mente e te mostrar, o que é sabedoria humana e a sabedoria que vem do DEUS ALTICIMO. Ainda ontem aqui na minha comum em campo grande no pioneiro, testimunhou um ex pastor da assembléia de DEUS para mim esta muito longe de DEUS, ele disse que foi convidado a assistir um culto na ccb e recebeu a palavra do Deus vivo, e ele tinha todos os que voces dizem estudo biblico, tinha teologia filosofia varios dipromas, 38 anos como pastor da referida igreja, mas bastou o Deus vivo da ccb falar com ele e ele viu que tudo que ele fazia era pura mentira ,dis ele que Deus ainda falou que colocaria 5 prova nele para que ele podesse obedecer o Deus vivo da ccb que o Deus que fez o céu a terra, emanda em tudo isto é uma confirmação da graça do Deus alticimo, e sendo assim ele sofreu um derrame pois ele mesmo disse que ficava com um pé la na ceita dele e outro na congregação estou só relatando o que ele dissee ele pronunciava assim quando ficou comderrame ele foi na ccb e Deus o libertou e teve uma paralizia e DEUS o libertou, e um determinado dia ele foi convidado a ir a londrina era uma igreja grande da assembléia, de cerca de quator mil irmãos, mas ele saiu de la e sentiu da parte de Deus, de visitar a ccb em londrina e ali Deus falou com ele novamente que não adiantaria fugir porque ele ja era um peixe fisgado e quando voce recebe uma palavra no coração na ccb voce ve a diferença dos caminhos das enganções, ele sentiu de não mais ir par a ceita dele isto ele disse, e chegou em casa e disse mãe perdi meu emprego, pois vouser hovelha do SR. POIS ele penssava que era pastor mas na vedade não éra nem hovelha, e sua mãe disse ele deu umgrória bém grande e ele disse mãe eu perdir meu emprego e a senhora da grória a Deus, éla disse filho eu ia na assembléia só para te agradar , mas ja estou na congregação a um bom tempo la o DEUS VIVO FaLA COM NOSSA ALMA, e eu fiz um voto se DEUS TE CHAMASSE NA GRAÇA SANTA DE DEUS eu batizava e hoje te digo agora ja posso me batizar na ccb, ai voces verem que não é o estudo biblico que da a sabedoria a sabedoria vem de Deus, e mais ele falou que para pregar um culto ele precisava fazer um monte de rascunho , isto demostra que é tudo apreparado pelo homens, na ccb Deus envia a palavra na hora não tem palavra pogramada, nimguem sabe com quem Deus vais falar e nem qual a palavra é pão quentinho que desse do céu na hora, e quem duvidar este irmão obedeceu em S. JOSÉ DO RIO PRETO, hoje mora em Aguas Clara ms é só procurar na ccb de Aguas Claras, e ele pode te falar melhor do que eu. Juvenizio
Luciano Ferreiradisse:
7 de novembro de 2010 em 12:26 (UTC -2)
Não quero tornar isso ainda mais discussão. O Espírito Santo traz luz para que os homens entendam a Palavra de Deus. O estudar é mandamento. Devemos conhecer a bíblia sim. Sobre fazer estudo bíblico em um instituto deve-se realmente testar se lá é um ambiente espiritual. Onde participo posso dizer com certeza que há um ambiente espiritual e aprendemos juntos, se ensinam algo que não combina com a Palavra de Deus questionamos e ficamos com a Bíblia.
Sobre este pastor que foi chamado na CCB, conheço muitos outros que também o foram e o fato de ter estudos não significa realmente que tenha o Espírito Santo. Assim como tem pastores que ainda não tiveram um encontro verdadeiro com Deus, existem Anciãos e Cooperadores que ainda não o tiveram. Do contrário, a CCB seria perfeita, não teria joio, e isso Cristo seria diferente do que Cristo pregou. Deus abençoe irmão.
Brunadisse:
1 de dezembro de 2010 em 23:33 (UTC -2)
Meus caros, entendo que as polemicas quase sempre não levam a lugar algum e por isso mesmo são desnecessárias. Considero que o mais importante é nossa vida de intimidade com Cristo e a partir daí trabalhar para que o nome dEle seja engrandecido e para que Seu reino cresça.
Irmãos de qualquer denominação devem amar a Deus, respeitar e honrar a doutrina de suas igrejas e se comportarem na sociedade como ” sal da terra e luz do mundo”. A vida com Cristo é maravilhosa e só a Sua Palavra pode transformar vidas. Em todas as denominações encontraremos falhas pois o ser humano é falho mesmo, perfeito é só o nosso Deus. Vamos mirar menos nos homens e mais no ” autor e consumador ” da nossa fé.
A Paz do Senhor Jesus a todos.
Thiago Borgesdisse:
10 de janeiro de 2011 em 19:16 (UTC -2)
Querido irmão estou em londrina e não sei onde é a congregação central o irmão poderia me informar,
Deus o Abençoe
Luciano Ferreiradisse:
14 de janeiro de 2011 em 22:08 (UTC -2)
Amém irmão. Com certeza o irmão já se achou a esta altura, mas para não ficar sem resposta: fica na esquina entre a rua Guaranis e a Rua Louis Franciscon (homenagem ao fundador da igreja). http://www.panoramio.com/photo/15542867
MARCELOdisse:
25 de janeiro de 2011 em 23:59 (UTC -2)
GRAÇA E PAZ A TODOS OS MEUS IRMÃOS EM CRISTO JESUS !
EU SOU CRISTÃO E NÃO VEJO DE FORMA NENHUMA BASE PARA CERTAS AFIRMAÇÕES QUANDO ELAS ENVOLVEM ADJETIVOS OU SUBSTANTIVOS QUE VISAM A DENEGRIR A IMAGEM DE QUALQUER CONGREGAÇÃO. CHAMAR AS DEMAIS DE SEITA E APAGAR TODO O RABALHO DELAS DURANTE ANOS ! ESUQECER QUE TANTAS PESSOAS ESCUTARAM A PALAVRA POR ELAS, E NEGAR QUE MUITAS PESSOAS DOBRARAM SEUS JOELHOS AO EVANGELHO POR MEIO DO TRABALHO DE PREGAÇÃO DELAS.
ASSIM COMO VEJO A MENÇA DE SEITA VEJO TAMBEM CERTOS ATAQUES A FIGURA DO PASTORADO , NAO SE ESQUEÇAM DE ONDE VEIO A REVELAÇÃO DE FRANCESCON ! DE UM CERTO PASTOR .
POR ISSO SE A DISTORÇÃO EU VEJO MEUS IRMÃOS COM AMOR , SE A MENTIRA EU PREGO A VERDADE MAS NUNCA SUBIREI EM UM PEDESTAL A PONTO DE JULGAR E JULGANDO DE FORMA A DIMINIUR A FIGURA DO MEU PROXIMO.
A PALARA DE DEUS NOS ENSINA MUITA COISA, E MUITAS DELAS DEUS INSTRUIU HOMENS A ESTUDARAM PARA ELA, POR ACASO O QUE SE CONHECE HOJE VEIO PRONTO?POR ACASO AS TRADUÇÕES NASCERAM APENAS DO ESPIRITO SEM TRABALHO DO HOMEM?
SEJA MOS DISCRETOS ALGUMAS PLACAS ( AQUI NAO CITO NENHUMA ) SO SE COLOCAM DE PÉ VORAZES QUANDO PODEM ATIRAR PEDRAS NAS OUTRAS
DEUS FAZ TUDO CONFORME A SUA VONTADE E NAO A DE HOMENS.
HOMENS COMO SAULO QUE TIVERAM QUE CONHECER O AMOR DE CRISTO PARA SE TORNAR PAULO.
RETIREM SUA DUREZA DO CORAÇÃO
CHAMEM TODOS A OUVIR PORQUE NINGUEM DESEJA SER CHAMADO OU DESIGNADO COMO SEITA .( DEUS PROVE SABEDORIA , E ESTRATEGIAS PARA FALAR COM ALGUEM ) DO CONTRARIO O RESTO E COISA DO HOMEM .
GRAÇA E PAZ A TODOS MEDIANTE CRISTO JESUS NOSSO SENHOR E SALVADOR .
Geirival l.Nóradisse:
9 de maio de 2011 em 14:38 (UTC -2)
Olá, LUFER
Os sectários estão sendo bem afáveis ao artigo acima… portanto faço uma trasladação de um parecer que já postei na net… por favor, leiam quem tem “ouvidos ouça / pois está escrito que até os loucos acharão o caminho” …
A Congregação Cristã é uma igreja inteiramente bíblica… e tudo é realizado dentro dos fundamentos bíblicos… todos os preceitos seguem mandamentos… a Igreja em sí, está
alicerçada nos mandamentos contidos nos evangelhos/ nos atos dos apóstolos e nas cartas apostólicas… Sendo que, os principais artigos de fé seguidos, são àqueles que a apóstolo São Tiago expôs na assembléia geral em Jerusalém, onde os apóstolos se reuniram para buscarem “luz” de Deus, na organização da Igreja Cristã Primitiva… Conferimos então, que todos os ensinamentos apostólicos são obedecidos dentro da Congregação Cristã… Desde a liturgia dos hinos… à abertura dos santos cultos… porte/e/respeito cristão encontramos dentro da Congregação… Abertura Em Nome do Senhor Jesus, as orações, a testemunhança, a saudação em ósculo ( as Igrejas de Cristo se saúdam, disse o apóstolo S. Paulo ), a decên-
cia e a ordem nos cultos, às irmãs em seus lugares como convém as santas, o uso do véu como mandamento de quando a mulher for orar ou profetizar (buscar à Deus) cubra se com o véu, a saudação de per sí (homem/homem e mulher/mulher), e maior que todas as coisas a Santa Palavra de Deus revelada dos céus pelo Espírito Santo de Deus, que conhece todo o nosso proceder, todo o intento do nosso coração… Pensamos, imaginamos, desejamos, como está escrito ” do coração do homem são as preparações, mas do Senhor é a resposta da boca”, então, a palavra de Deus tem que ser viva, veraz… Não se busca confirmações de Deus, nos bancos de estudos teológicos… Deus capacita os escolhidos, foi assim com Isaías, que recebeu o dom de Deus na hora, no momento… foi assim com Jeremias… e tantos outros… Quer saber mais… Orai, vigiai e trabalhem em Espírito e em Verdade… Ah!!! E de graça dai, aquilo que de graça recebeste…
Luciano Ferreiradisse:
10 de maio de 2011 em 00:44 (UTC -2)
A Paz de Deus irmão, obrigado por visitar o blog. Concordo com muita coisa que o irmão disse e discordo de outras. Não vou aqui ficar discutindo estes detalhes, pois já desde muito que acaba tudo em uma discussão repetitiva e muitas vez não se chega a nada. O artigos que escrevi sobre a CCB os matenho, continuo entendendo da necessidade de os irmãos membros da CCB buscarem conhecer mais a bíblia, não precisa ir a outra igreja, mas que procure estudar mais a bíblia mesmo em casa, estudar de forma sistemática, não apenas como devocional.
Continuo com os meus estudos na instituição a qual estudo há alguns anos, sei que a falta de estudo não acontece apenas na congregação, mas mesmo outras igrejas que possuem suas escolas bíblicas, muitos não dão a devida importância. Concordo irmão, com toda certeza de que Deus capacita os escolhidos. Deus moveu muitos homens para que escrevessem as escrituras antigo e novo testamento, mobilizou muitos outros para que traduzissem para as diversas línguas do mundo e, tudo isso com um propósito, que as pessoas valorizem Sua Palavra. Não podemos irmão, ficar apenas com a pregação que é feita no púlpito, terminou a leitura fechar a bíblia e muitas vezes valorizar muito mais a pregação que se segue como se o Espírito Santo somente agisse naquele momento para ensinar. Enfim, Deus capacita os escolhidos para que possam entender e manejar bem a sua Palavra, mas para isso é preciso que se conheça a Bíblia. Deus te abençoe.
JUVENIZIO de souza pereiradisse:
17 de maio de 2011 em 17:07 (UTC -2)
DIGO QUEM quiser que os que se dis pastor sofrera omais duro juiso, por enganar o povo e a si mesmo, o que habita em vós é um que finge de anjo e vos engan , quer ficar do lado da besta? Ou quer vir beber de graça a água da vida e ficar do lado do cordeiro aproveite, vem quem tem sede e de graça beba da água da vida, e nunca mais teracede, lembre-se HAVERÁ UM SÓ PASTOR ,UM SÓ POVO, titulo de pastor não televará em lugar algum, conheça a graça de Deus, graça quer dizer bondade aproveie em quanto é tempo , porque, nos finais dos tempos havera unificção de todas as igrejas , menos a obra de Deus não unira com nenhuma ,outra e sera muito perceguida, e vivermos da fé pois só ela tem a doutrina de Cristo e só uniremos com o cordeiro, digo que sinto muita alegria de ser um dos escolhidos do Sr. Jesuspara te servir em verdade e espirito, aonde os remidos doSr. caminhão, quer saber mais em 35 de Isaias ele já profetizava 700 antes de Cristo sobre este caminho santo, salmo um também, mas o mais importante é o Deus vivo falar face a faqce com nosco, dentro do corção ai é que é pois nimguem pode falar dentro do corçaõ face a face, coraçaõ é terra santa, só DEUS PODE PISAR, o inimigo pode soprar em seus penssamentos , mas não pode te prometer a coroa da vida eterna. O inimigo faz o que todo homem quer (a)pode até te enrriquesser na terra e voce penssar que Deus, mas ele não pode te dar a coroa da vida eterna o direireito de entrar pelas portas do reino da grória de Deus, não tem houro nem plata que pague ess direito , que é promessa do todo poderoso, é tudo de ouro puro , como vidro transparente, e o cordeiro é sua lampada, venhão lavar tuas vestes no sangue do Cordeiro, para que tenham direito a à arvore da vida, Cristo é o Caminho e ele é o autor e conssumador desta santa obra o qual elemesmo é o unico pastor comforme esta escrito. juvenizio
Luciano Ferreiradisse:
19 de maio de 2011 em 00:21 (UTC -2)
Sem comentários. Fico com a palavra que o irmão disse no final: Cristo é o Caminho. Lamento, mas a profecia de Isaías 35 não estava falando da fundação da Congregação Cristã no Brasil em 1910.
Estou fechando os comentários neste post, pois já se tornou repetitivo.